Feed on
Posts
Comments

Dama do Lago

A Dama do Lago é uma cerveja do estilo Belgian Dark Strong Ale, de cor bastante escura (rubi, se vista contra luz), frutada, frutas secas principalmente, maltada, toffe e torrado, licorosa, alcoólica, cravo no aroma também, picante, de médio amargor, com a qual ganhei o I Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, em novembro de 2007, que me deu direito à produção de 3.000 litros dela na fábrica da Eisenbahn.
Julgamento Premiação Premiação 2

Pois bem, no dia 14 de abril passado estive em Blumenau, na cervejaria, a fim de receber um dos meus prêmios, a produção dos 3.000 litros da Dama. Logo pela manhã, cedo, fui pego no hotel pelo Sr. Gerhard, mestre cervejeiro da Eisenbahn, e prontamente pra cervejaria seguimos. Mal lá chegando, ajustamos a receita da Dama do Lago aos equipamentos da micro e, juntamente com parte da equipe da Eisenbahn, Fernando, Gabriel, Josiane, entre outros, demos início à produção, isso por volta das 9h da manhã.

Sr. gerhard me apresentando à micro ajustando a receita Ajustando a receita 2ajustando a receita 3ajustando a receita 4ProgramandoProgramando 2Última conferida
ComeçandoFernando, Gabriel e eu espiando o progressoMoinho ao fundo e maltes à direita1º repouso
Que cheirinho bom!!!Brassagem comendo soltaConhecendo o trapista da Damaquase no fim da brassagem

O processo transcorria às mil maravilhas, como planejado, até que, pela grande quantidade de maltes empregues (mais de 1 tonelada), tivemos problemas durante a filtragem do mosto. Deu trabalho pra resolver, mas conseguimos a contento, e, passadas mais de 4 horas apenas nesta etapa, prosseguimos para fervura. Até então já tínhamos mais de 10 horas de processo.
tina filtro vaziaihh, e agora, José?tina filtro entupida, repleta de mosto e bagaçoDama após a filtragem do mosto, linda!

Ninguém é de ferroÉ, como vêem, vida de cervejeiro não é mole, não. Mas também não posso dizer que seja difícil, pois durante todo este “trabalho”, eu, Sr. Gerhard, e os amigos Feijão (Obiercevando) e Fabiano (Frangó), que por lá passaram, degustávamos a maravilhosa linha de produção da Eisenbahn. Ufa, que sacrifício!!!

Dama já fermentandoChegando ao final do processo, pelo menos da primeira parte dele, visto que ainda restariam as etapas da fermentação, maturação e refermentação na garrafa, ao término da fervura resfriamos o mosto e o transferimos pro fermentador, onde foi a ele adicionado o fermento.

Enfim, o processo saiu como pretendido, ficará ela um pouco mais alcoólica do que em sua primeira versão, isso devido ao melhor rendimento da produção fabril, o que não é, todavia, problema algum, pelo contrário. Será uma cerveja de guarda, que em breve estará por aí, restando-nos agora tão somente aguardar pelo trabalho dos bichinhos. Triste é estar tão longe e não poder acompanhar de perto o trabalho do fermento e a evolução da cerveja. Espero que fique boa.

Pra finalizar, mais uma vez agradeço à Eisenbahn por toda atenção recebida, ressaltando a dedicação com a qual todos lá trabalham. Quem ainda não a conhece, vá conhecê-la, que vendo-a funcionando entenderão o por que dos resultados colhidos, como os recentes prêmios conquistados na Alemanha, Austrália e Estados Unidos, e de tanto sucesso entre nós, apreciadores das boas cervejas. Parabéns e obrigado, Eisenbahn.

Saúde,
Botto

13 Responses to “Dama do Lago”

  1. Alex disse:

    Parabéns pelo prêmio Botto.
    Quando a Dama do Lago ficar pronta será que vamos encontrá-la lá no Aconchego? Adoraria esperimentar uma.
    Saudações cervejeiras.
    Alex.

  2. Botto disse:

    Olá, Alex. Certamente terão algumas lá no Aconchego, sim, mas só se ficarem boas, hehehe.
    abração

  3. Ótimas notícias! Agora só nos resta esperar pra nobre bebida chegar a nós. Ainda bem que estou bem pertinho da fábrica….rs. Botto, tenho uma curiosidade em relação ao rótulo da Dama do Lago: Ele será no “padrão” da Eisenbahn ou seguirá a mesma linha dos seus rótulos? Abraços e sucesso!!! PROSIT!

  4. Feijão disse:

    E ai Garoto,

    Muito legal ter visto ocê or lá, acho que vc tem cara e barriga de mestre cervejeiro mesmo hehehehe.
    Obrigado pela boa conversa, e pelas risadas, e pode deixar que estou cuidando dela direitinho, e só ouço elogios do Sr. Jarbas e do Juliano a respeito da Dama do Lago.
    Parabéns e não vejo a hora de ter uma na taça.
    Abraços companheiro.

  5. Botto disse:

    Olá, André e Feijones. O rótulo será no padrão Eisenbahn mesmo. Disse o Sr. Jarbas que ela está muito boa, e não vejo a hora de experimentá-la, mas ainda esperaremos um tempo, pois terminada a maturação, daqui a uns 10 dias, ainda precisará de primming pra refermentação na garrafa.
    Abração,
    Botto

  6. Botto, como vai ser o processo de aquisição dessa preciosidade?
    Imagino que vai ser concorrido a tapa, mas to disposto a fazer 60km e ir pra Blumenau comprar algumas. Vc sabe se vai estar a venda lá na fabrica?

    Abraços,
    Thiago

  7. Botto disse:

    Fala, Thiago. Não sei como será a venda, mas acho que pelo site tb venderão, e na pior das hipóteses, já que vc está a 60 km apenas, encomendo algumas contigo, hehehe.
    A cerveja creio que fique pronta em meados de junho, mas pelas características dela, idealmente será melhor guardá-la pra degustá-la no final do ano, ou muito mais ainda. Será uma cerveja de guarda.
    Abraço,
    Botto

  8. Ah maravilha, se for pelo site é mais fácil.
    Que bom que será uma cerveja de guarda, acho que está faltando isso no mercado (tirando a tripel da Falke), e tenho muito interesse em ver como se sai a guarda de uma cerveja. Esperamos pra junho pra fazer a compra da prometida.
    Abraços,
    Thiago

  9. talita disse:

    Fica pronta quando??? Eu quero! beijos e parabéns

  10. Botto disse:

    Oi, Talita. Deve estar pronta em meados de junho apenas. Disse-me o Sr. Jarbas que ela está maravilhosa já, mas ainda se encontra na fase final de maturação. Ainda sofrerá pela refermentação na garrafa pra carbonatação, daí mais, no mínimo, 25 dias.
    Bjs,
    Botto

  11. vdealmeida disse:

    Parabéns Botto
    Pena que os produtos da Eisenbahn ainda não cheguem até cá.
    Melhores dias virão

    Cheers

  12. Marcos disse:

    Olá Botto, encontrei vc e o Feijão no dia da produção, talvez vc lembre… Bom, gostaria de saber se ela já está pronta. Estive no bar dias atrás e disseram estar quase…

    Abraço,
    Marcos

  13. Botto disse:

    Fala, Marcos, tudo jóia?
    Lembro-me de vc, sim.
    Cara, a Dama já está pronta, engarrafada e tudo. Está maravilhosa, pelo menos achei, hehehe, e deve começar a ser comercializada no início de julho, segundo me foi informado.
    Abração,
    Botto

Leave a Reply